[ Psicóloga ]

CRP nº 05/59445 - A experiência perpassa os campos Clínico, Social e Jurídico

FORMAÇÃO

 

PSICOLOGIA

 

 

. 2020/atual – Especialização em Psicologia Clínica – Psicanálise.  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio. (Rio de Janeiro/RJ)

. 2012/2014 – Especialização em Psicologia Corporal – Clínica. Centro Reichiano. (Curitiba/PR)

. 2009 Mobilidade Acadêmica – Psicologia. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/ Universidade do Porto. (Porto, Portugal)

. 2006/2011 – Graduação em Psicologia.  Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC PR. (Curitiba/PR)

 

 

 

 

 

 

 

 


 

* Participação em mais de 20 eventos científicos nacionais e internacionais, relacionados principalmente aos temas de:

 

Direitos Humanos    –    Saúde Mental     –    Psicanálise   

Violência contra a Mulher, contra a Infância e Juventude, de Raça ou Gênero   

Psicologia Social   –   Psicologia Jurídica   –   Arteterapia     

Direito de Família    –    Psicologia Analítica    –    Psicologia Infantil e do Adolescente

Psicoterapia de Casal e Familiar    –    Psicoterapias Corporais

Dependência  Química    –    Formação do Ator      –     Prevenção em Saúde

 


 


 

 

EXPERIÊNCIA

 

A experiência perpassa o campo Clínico, Social e Jurídico:

 


 

  CAMPO CLÍNICO

 

 

 

CONSULTÓRIO

 

Psicóloga Clínica – Atendimento Clínico

Presencial no Rio de Janeiro-RJ e Online.

 Adultos, Adolescentes e Crianças.

*2011/2014 – Curitiba/PR

*2014/2018 – São Paulo/SP

*2018/atual – Rio de Janeiro/RJ


INSTITUIÇÕES DE REABILITAÇÃO E PROMOÇÃO EM SAÚDE MENTAL

 

 

2011/2012 – CLÍNICA DIA / HOSPITAL PSIQUIÁTRICO

Voluntariado – Espaço Vitruviano/ Hospital Bom Retiro. (Curitiba-PR)

       Oficina Terapêutica de Dança/Teatro com pacientes de transtornos mentais e/ou dependência química. Utilização da Arte e do Corpo como ferramentas integradoras e de representação simbólica. Ampliação de espaços de autonomia criativa e liberdade de expressão.

 

 

2011 – REABILITAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA – COMUNIDADE TERAPÊUTICA FEMININA

Psicóloga/Voluntariado – Comunidade Terapêutica Rosa Mística. (Ponta Grossa-PR)

      Oficina Terapêutica de Dança/Teatro com mulheres adultas e adolescentes em processo de reabilitação de dependência química. Utilização da Arte e do Corpo como ferramentas integradoras e de representação simbólica. Ampliação de espaços de autonomia criativa e liberdade de expressão. Co-coordenação de Grupo Terapêutico de mulheres adultas – situações comuns relacionadas à violência contra a mulher, abusos sexuais, violência intrafamiliar, dependência química.

 

 

2010/2011 –  REABILITAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA  – CLÍNICA 

Estágio extracurricular em Psicologia – Clínica de Reabilitação em Dependência Química Quinta do Sol. (Curitiba-PR)

     Acompanhamento de Grupos Operativos Terapêuticos de pacientes adultos em processo de reabilitação em dependência química. Coordenação de Coleta de Dados com Famílias e Atividades Externas com Pacientes. Acompanhamento de Triagens, e de pacientes recém-chegados na Unidade de Desintoxicação. Treinamento para necessidade de realização de Grupo de 8. Acompanhamento de pacientes em reuniões de Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA). Coordenação da reunião EnCena e Reflexão de Filmes – Atividades Terapêuticas de Grupo utilizando ferramentas lúdicas e de reflexão. Coordenação de Grupos de Prevenção de Recaída com pacientes novos.

 

2010/2011 – PSICANÁLISE COM CRIANÇAS 

Estágio curricular em Psicologia – Programa de Prevenção e Atendimento Inicial (PROPAI)/ Núcleo de Práticas em Psicologia da PUCPR. (Curitiba-PR)

Atendimento Clínico individual em saúde mental com bebês e crianças pequenas encaminhadas ao Programa de Prevenção e Atendimento Inicial (PROPAI) no Núcleo de Práticas em Psicologia da PUCPR. Fornecimento de orientações à família e à escola quando necessário. Avaliação do desenvolvimento da criança nos seus aspectos evolutivos e estruturais. Realização de encaminhamentos para avaliações complementares quando necessário. Sistematização de uma metodologia de intervenção clínica em saúde mental para bebês e crianças pequenas.

 


OFICINAS  – PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL

 

Psicóloga – Oficinas Terapêuticas com GruposDindo

 

* Prevenção em Saúde MentalUtilização da Arte e do Corpo como ferramentas integradoras e de representação simbólica. Ampliação de espaços de autonomia criativa e liberdade de expressão.

 

 

2019 – PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL COM ADOLESCENTES 

Psicóloga – SESC RIO  (Rio de Janeiro-RJ)

Prevenção em saúde mental com adolescentes. Abordagem de temas em escolas da rede pública de ensino como: Mediação de Conflitos, Prevenção do Suicídio e Automutilação, Dependência Química, Bullying, Sexualidade.

 

 

2017 – APOIO PSICOLÓGICO PARA ATORES

Psicóloga – Laboratório de Investigação Cênica: Tantra Yoga e Estruturas da Consciência na Criação  Artística”. Direção: Tomás Rezende. (São Paulo-SP).

          Observação participante de atores em processo de autoconhecimento ao longo do laboratório, e intervenções pontuais em caso de necessidade de apoio psicológico.

 

 

2016 – ARTETERAPIA – TANGO

Psicóloga – Estúdio Tango B´Aires. (São Paulo-SP)

        Oficinas de Arteterapia para casais e grupos utilizando o Tango como ferramenta integradora e de autoconhecimento. Co-coordenação das oficinas com o professor Omar Forte.

 

 


      CAMPO SOCIAL

 

 

 

 

2010/2011 – RESGATE DE VÍNCULO MÃE-BEBÊ  

Estágio curricular em Psicologia/Voluntariado – Casa de Apoio Abibe Isfer. (Curitiba-PR)

       Atendimento Clínico individual a Adultos e Crianças da Comunidade em Risco – em local considerado de invasão. Continuidade ao Projeto Mamãe Coruja – resignificação do vínculo mãe e filho, resgatando simbolicamente a competência materna do cuidado, através de produções próprias e autênticas, reflexo de suas capacidades, fazendo com que as mães possam expressar seus sentimentos sobre a condição materna, a qual é geralmente vivenciada com sofrimento.

       

2009 – ACOLHIMENTO DE FAMÍLIAS IMIGRANTES REFUGIADAS 

Voluntariado – ONG Casal dels Infants – Acció social als barris. (Barcelona, Espanha)

        Acolhimento e contato com mães e filhos imigrantes refugiados de guerra. Licenciatura de aulas básicas de Dança de Salão para mães imigrantes e acompanhamento de crianças imigrantes em jogos lúdicos no Projeto “Vinculos: espacio materno-infantil para crescer juntos” .

 

2007/2009 – ORIENTAÇÃO PSICOSSOCIAL DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI 

Estágio extracurricular em Psicologia – Secretaria de Estado da Criança e Juventude, Programa “Aprendiz”. (Curitiba-PR)

    Acompanhamento semanal de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, em situação de conflito com a lei, no programa de reinserção profissional “Aprendiz” da Secretaria de Estado da Criança e Juventude (SECJ).  Ajudar o adolescente através da Orientação Psicossocial  Individual ou em Grupo a lidar com as frustrações, limites, preconceitos, favorecendo as relações interpessoais e a elaborar ou aprimorar seu projeto de vida. Os adolescentes poderiam ser remanescentes de Unidades de Internação, de Casas de Semi-Liberdade, ou Liberdade Assistida, de acordo com a pena determinada pelo Ministério Público. Atuar junto à aquipe dos órgãos públicos onde os adolescentes estão trabalhando, de modo a desmistificar preconceitos. Contato com famílias e instituições sociais nas áreas de proteção e socioeducação. Participação na elaboração conjunta do programa “Crescer em Família”, na área de proteção à infância e juventude em situação de acolhimento institucional, seja em abrigos, ou casas-lares.

 


      CAMPO JURÍDICO

 

 

 

 

 

2014/2015 – APADRINHAMENTO AFETIVO 

 Psicóloga – Justiça Federal: Juscidadania – Projeto Dindo: Apadrinhamento Afetivo. (Curitiba-PR)

      Acompanhamento de processo de Apadrinhamento Afetivo de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, no desejo de facilitar vínculos duradouros. Elaboração de material de suporte, roteiros e entrevistas, e participação de oficinas de esclarecimento. Estudos de caso em conjunto com a equipe técnica. Eventuais atendimentos clínicos de crianças e adolescentes apadrinhados e visitas domiciliares de padrinhos.

 

2010/2011 –  DIREITO DE FAMÍLIA

Estágio curricular em Psicologia – Tribunal de Justiça do Paraná: Varas de Família. (Curitiba-PR)

    Atividade: Realização de Estudos Psicossociais acerca dos processos em trâmite. Acompanhamento de Visitas Monitoradas. Entrevistas com os cônjuges e crianças/adolescentes. Elaboração de relatórios e documentos.

 

 


PESQUISA

 

Apresentação e publicação dos seguintes trabalhos em Congressos e Eventos Científicos:

 

  • 1. Trabalhos realizados junto da Psicanalista Dra. Leda M. F. Bernardino, em 2011. As pesquisas atendem ao Programa de Prevenção e Atendimento Inicial (ProPAI) – com fins de desenvolver e sistematizar ações de detecção precoce e de intervenção clínica com bebês e crianças pequenas:

 

. “A Criança Por Trás do Quadro Clínico: um estudo de caso”. Congresso Internacional Sobre o Autismo “Prevenção, Intervenção e Pesquisa” – Associação Psicanalítica de Curitiba. Anais, 2011. 

. “O Álbum do Bebê como Estratégia para o Fortalecimento do Vínculo Mãe-Bebê em uma Comunidade”. V Encontro Paranaense da ABRAPSO “Intervenções Micropolíticas em Psicologia Social” – Núcleo ABRAPSO Curitiba. Anais, 2011.

 

  • 2. Artigos realizados sob orientação da M.ª. Maria Cristina Neiva de Carvalho, em 2011, a partir da experiência nas Varas de Família do Tribunal de Justiça do Paraná. O primeiro aguarda revisão para publicação em livro que aborde relações interdisciplinares em Direitos Humanos.

 

“A Criminalização dos Processos nas Varas de Família.”  e “O Perfil das Partes Envolvidas em Situação de Litígio em Visitas Monitoradas nas Varas de Família de Curitiba”.  XXVIII Seminário de Psicologia Aplicada – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Anais, 2011. 

 

  • 3 . Trabalho realizado sob orientação da M.ª. Sandra Mara Volpi, e publicado em 2014, em pesquisa sobre A Saúde  Emocional do Artista.

 

. “O Artista e seu Corpo: um encontro”. XI Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais. III Convenção Latino-América de Psicoterapias Corporais – Centro Reichiano, Curitiba. Anais, 2014.

 


EVENTOS CIENTÍFICOS

 

        2014

 

  • XIV Encontro Paranaense e XIV Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais – Centro Reichiano. Apresentação de Trabalho Científico sob Forma de Comunicação Oral – AVIZ, M. G., VOLPI, S. M. “O Artista e Seu Corpo: um encontro”. Anais 2014. (Curitiba-PR)

 

        2013

  • XVIII Encontro Paranaense e XIII Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais – Centro Reichiano. (Curitiba-PR)

 

        2012

  • XVII Encontro Paranaense e XII Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais – Centro Reichiano. (Curitiba-PR)

 

        2011

  • Congresso Internacional Sobre o Autismo “Prevenção, Intervenção e Pesquisa” – Associação Psicanalítica de Curitiba. Apresentação de Trabalho Científico sob Forma de Comunicação Oral – AVIZ, M. G., BERNARDINO, L. M. F. “A Criança Por Trás do Quadro Clínico: um estudo de caso”, Anais 2011. (Curitiba-PR)

 

  • V Encontro Paranaense da ABRAPSO “Intervenções Micropolíticas em Psicologia Social” – Núcleo ABRAPSO Curitiba. Apresentação de Trabalho Científico sob Forma de Pôster – AVIZ, M. G., KEPKA, G. A., ALMEIDA, S. M. “O Álbum do Bebê como Estratégia para o Fortalecimento do Vínculo Mãe-Bebê em uma Comunidade”, Anais 2011. (Curitiba-PR)

 

  • XXVIII Seminário de Psicologia Aplicada “Intervenções Psicológicas em Diferentes Contextos” – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Apresentação de Trabalho Científico sob Forma de Pôster – AVIZ, M. G., KEPKA, G. A., ALMEIDA, S. M. “O Perfil das Partes Envolvidas em Situação de Litígio em Visitas Monitoradas nas Varas de Família de Curitiba”, Anais 2011. (Curitiba-PR)

 

  • Seminário Preparatório para o Congresso Internacional Sobre o Autismo Apresentação de Trabalho Científico sob Forma de Comunicação Oral – “A Criança Por Trás do Quadro Clínico: um estudo de caso”. (Curitiba-PR)

 

  • I Congresso Brasileiro e II Simpósio Sul-Brasileiro de Psicologia Jurídica – Associação Brasileira de Psicologia Jurídica. (Porto Alegre – RS)

 

  • V Congresso Nacional de Direito Civil e I Congresso Paranaense de Direito de Família – Instituto Brasileiro de Direito de Família. (Curitiba-PR)

 

        2009

  • II Fòrum Europeu Contra Les Viòlencies de GènereEspai Francesca Bonnemaison. (Barcelona, Espanha)
  • VI Congresso Internacional “O Desejo”– Espaço T. (Porto, Portugal)
  • Mini-Estágio IDT- CRT Porto-Ocidental. (Porto, Portugal)
  • Seminário de Psicopatia: novas perspectivas e desafios – Bloco mental. (Coimbra, Portugal)
  • XVII Semana de Psicologia e Ciências da Educação. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto. (Porto, Portugal)

 

        2008

 

  • V Jornada Acadêmica de Psicologia – CAPSY/PUCPR. (Curitiba-PR)

 

        2007

 

  • XIV Encontro Nacional da ABRAPSO “Diálogos em Psicologia Social – Universidade Estadual do Rio de Janeiro. (Rio de Janeiro – RJ)

 

  • III Seminário Crianças e Adolescentes em Situação de Risco: proposições afirmativas – Chácara Meninos de 4 Pinheiros.  (Curitiba-PR)

 

  • Seminário Interinstitucional Sobre Violência Contra Crianças e Adolescentes – Secretaria de Estado da Criança e Juventude. (Curitiba-PR)

 

        2006

 

  • Arte-terapia – Ivana Vieira (Curitiba-PR)
  • III Jornada Acadêmica de Psicologia – CAPSY/PUCPR.(Curitiba-PR)