Infância
Sou natural de Curitiba-PR. Nasci em família de Artistas e Intelectuais. Cresci escutando música, lendo, indo ao cinema, ao teatro, à exposições de arte e museus – tudo isso sempre fez parte do meu cotidiano. A biblioteca lá de casa também sempre foi enorme, e muitas memórias da minha infância incluem as tantas viagens em família que fizemos de carro pelo Brasil, parando de cidade em cidade para conhecer a cultura de cada lugar.
Considero também um lugar muito especial a Escola Anjo da Guarda, onde estudei boa parte da vida, de educação mais voltada à área de humanas, e que tinha na grade curricular muito de artes.
Palco
Minha história com os palcos começou ainda na infância, aos 10 anos de idade – eu cantava em Corais Infantis de MPB, já com rotina e a experiência de produções profissionais. Aos 12 anos despertei interesse pelo Teatro e incentivo seguir este caminho por parte dos meus professores.
Eu era uma criança absolutamente tímida, e – no palco – descobri que podia ser o que eu quisesse. Encontrei ali um lugar em que pude sublimar, que pude então resignificar conteúdos emocionais meus. Posso considerar estas vivências absolutamente terapêuticas na minha vida, de amor, prazer, e de “cura”.
Mais tarde busquei me profissionalizar como Atriz, realizando diversos cursos de Teatro e interpretação para Cinema/TV, bem como estive em contato com variados ritmos de Dança-de-Salão.
Obtive o registro profissional (DRT 26712/PR) em 2012. A partir daí trabalhei em Teatro, Cinema, Tv, Dança e Música em Curitiba/PR, São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ.
Cuidado Humano
Realizei graduação em Psicologia através da Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR, com mobilidade acadêmica na Universidade do Porto, Portugal.
Perceber o sofrimento do ser humano no nosso tempo me leva instantaneamente a pensar sobre a necessidade de um lugar de amparo. Pensando a Escuta sempre como ponto de partida para um processo mais profundo de análise pessoal, busquei variadas experiências que me trouxeram grande bagagem.
Trabalhei com pessoas em situações-limite, de doença e muita violência, durante toda a minha formação e prática.
- Campo Clínico – Hospitais Psiquiátricos e Clínicas de Tratamento à Dependência Química;
- Campo Social – Contato com crianças em situação de acolhimento institucional; Adolescentes em conflito com a lei; Comunidades em risco social, bem como famílias de imigrantes refugiados de guerra;
- Campo Jurídico – Varas de Família e Varas da Infância e Juventude;
Sem dúvida, olhar para si mesmo é o exercíciomais desafiador. O medo e a angústia são naturais, pois aparecem no instante em que se faz contato com aquilo que há de mais sombrio e recalcado em nós, aqueles afetos com os quais não queremos nos deparar, e que estão ameaçando aparecer.
Parte fundamental da minha formação como Psicóloga Clínica/ Psicanalista se deu no meu processo de Análise Pessoal. Além das especializações em Psicanálise (PUC Rio) e Psicologia Corporal (Centro Reichiano).
Arte e Psicanálise
Considero que a Arte proporciona o contato do ser humano com seus afetos mais íntimos, inconscientes, e então, de maneira nobre os resignifica em sublimação. É potente ferramenta de prevenção e promoção de saúde emocional – enriquecendo profundamente meu trabalho clínico.
Considero que a Psicanálise me proporciona o contato com o inconsciente do ser humano, através das mais variadas histórias, em seus mais variados limites e circunstâncias, e desenvolve minha escuta sensível para cada sujeito que confia a mim ajuda – enriquecendo profundamente meu trabalho artístico.
Considero todos os profundos encontros com pessoas a minha grande base e bagagem para realizar meu processo criativo como Atriz ou Dançarina com prazer e profundidade a cada novo trabalho artístico que se inicia, seja em Teatro, Cinema, TV ou Dança.